sexta-feira, 10 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Curso Básico de Controlador Lógico Programável Rockwell SLC - 500
OBJETIVO
Definir e Estudar o funcionamento de sistemas microprocessados, dando ênfase ao Controlador Lógico Programável Rockwell SLC-500.
Apresentar soluções para problemas corriqueiros utilizando Controladores Lógicos Programáveis.
PRÉ - REQUISITOS
O participante desse curso deve estar cursando ou haver concluído o ensino médio, estar ou pretender entrar no mercado de automação industrial, mais especificamente na utilização do Controlador Lógico Programável como uma ferramenta de automação.
Conhecimentos mínimos exigidos:
· Circuitos Elétricos;
· Aplicativos do Sistema Operacional Windows XP;
DURAÇÃO
30 h/aula.
10 dias úteis – segunda a sexta – Noturno (19:00 ás 22:00h).
BIBLIOGRAFIA
Ø Apostila de CLP, Manual dos CLPs Siemens LOGO e Rockwell SLC-500
METODOLOGIA
Aulas teóricas expositivas/participativas, desenvolvimento de exercícios relacionados com os conteúdos estudados e práticas utilizando Micromputadores, CLPs e Kit Experimental.
AVALIAÇÃO
Teórica e prática utilizando instrumentos dados no curso.
ATUAÇÃO NO MERCADO
Como este curso, o profissional ficará habilitado a desenvolver pequenos trabalhos de automação, usando o CLP focado no treinamento. Este curso também facilitará, a um técnico da área, interpretar e propor modificações em programação de CLPs em seu ambiente de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução a CLP's
Características
Evolução dos CLP's
Ciclo Evolutivo
O hard logic
O soft logic
Estrutura básica de CLP's
Processador ou CPU
Métodos de processamento
Sistema de memórias
Tipos de memórias
Arquitetura da memória do CLP
Módulos de Entrada
Módulos de Saída
Linguagem de Programação
Diagrama de Contatos
Diagrama de Blocos Lógicos
Lista de Instrução
Sistema de programação
Instruções de Bit
Instruções de Temporização
Instruções de Contagem
Contato Pelo email: lrdesouzza@hotmail.com
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Curso Básico de CLP
1. Introdução
Este curso tem como objetivo principal desenvolver o raciocínio lógico do técnico de manutenção, fornecendo conhecimentos básicos necessários para que este possa, através de seu esforço pessoal, localizar com maior precisão defeitos e mau funcionamento de equipamentos que utilizem PLC´s no controle de sua operação.
Está, pois, longe de ser um curso definitivo, fornecendo apenas ferramentas básicas para o raciocínio lógico ao técnico.
2. Definição de CLP
Um Controlador Lógico Programável (PLC) é um dispositivo de controle lógico de estado sólido para aplicações industriais. Conforme indica o termo “programável”, sua memória pode ser facilmente alterada para atender às mudanças das exigências de aplicação.
O controlador monitora continuamente o estado dos dispositivos conectados às entradas e, baseando-se no programa de aplicação, controla os dispositivos conectados às saídas. Estes dispositivos de entrada e saída podem ser de diversos tipos, com a mais variada faixa de tensão e corrente, incluindo entre outros:
· Chaves limite, de nível, seletoras ou pressostatos;
· Botões de comando;
· Chaves digitais;
· Painéis de alarme, indicadores ou anunciadores;
· Solenóides;
· Motores ou contatores para motores;
· Transdutores;
· Vários dispositivos de estado sólido, incluindo instrumentação digital e analógica.
O controlador armazena todas as informações de estado dos dispositivos de entrada/saída (E/S) em uma memória central de leitura/escrita. Isto permite que as informações de estado mais recentes estejam disponíveis durante a varredura do programa de aplicação.
As instruções de programação do CLP permitem que o controlador execute operações lógicas e aritméticas (+, -, x, /), comparação e manipulação de dados, PID, etc.
2.1 Arquitetura de um Controlador Programável
A escolha da configuração de um controlador programável depende basicamente da quantidade de elementos de comando e operadores a ele conectados e ainda do tamanho do programa a ser gravado em sua memória.
Independente do tipo, todos os controladores programáveis são constituídos das mesmas partes básicas:
· Fonte de alimentação
· Memória de programa
· Processador
· Módulos de entrada e saída
Os elementos de comando (botões, sensores, etc.) são ligados aos módulos de entrada e os elementos operadores (contatores de potência, válvulas, etc.) são ligados aos módulos de saída.
O programa (software) é escrito com o auxílio de um terminal de programação. O terminal de programação é de suma importância também para a alterações de programa, testes de funcionamento, diagnose de falhas, etc.
O processador (CPU) executa o programa contido na sua memória verificando a existência ou não de sinal em cada uma das entradas. O resultado do processamento destes sinais, de acordo com o programa, é enviado às respectivas saídas, ligando ou desligando os elementos operadores a ele conectados.
AGUARDEM MAIS CONTEÚDO EM BREVE !!!! :) !!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)